Instituto SIGILO inicia campanha de conscientização sobre o vazamento de dados da CLARO

O Instituto SIGILO iniciará, no mês de maio de 2025, em decorrência da AÇÃO CIVIL PÚBLICA que move contra a CLARO S.A., que corre na 18ª Vara Cível do Foro Central da Capital, Proc. n. 1110938-41.2020.8.26.0100, a perícia sobre os vazamentos e a comercialização ilegal de dados pessoais ocorridos naquela empresa.

A perícia acontecerá por conta de uma decisão transitada em julgado determinada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que fixou o seguinte:

APELAÇÃO. CERCEAMENTO DE DEFESA. JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE. PROVA DOCUMENTAL E PERICIAL. VAZAMENTO DE DADOS. 1 – Sentença que julgou antecipadamente o feito sem permitir a produção de prova documental e pericial. 2 – Pretensão de indenização por danos causados em razão de vazamento de dados pessoais por operadora de telefonia. 3 – Questões controvertidas que evidenciam a necessidade de realização de perícia técnica e produção de prova documental. Inteligência do artigo 369 do CPC. 4 – Cerceamento de defesa configurado pela não realização de perícia técnica e produção de prova documental requeridas. Precedentes. Sentença anulada. Recurso provido.

Essa decisão foi confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em face disso, e para confirmar a veracidade dos dados vazados e informar a sociedade sobre o grave problema que estamos enfrentando, o Instituto SIGILO lança, neste momento, uma campanha de aproximação dos TITULARES com os seus dados.

Acreditamos no Instituto SIGILO que é um direito inalienável dos TITULARES DE DADOS saber com quem e onde estão os seus dados. Nos últimos anos, a sensação de despertencimento do TITULAR com os seus dados têm criado espaços gigantescos para golpistas e empresas mal-intencionadas atuarem não só contra o patrimônio de pessoas, mas também em detrimento da saúde mental delas. Isso tem que acabar!

Com essa campanha o Instituto SIGILO visa alcançar alguns objetivos:

Contamos com o apoio de todos na conscientização destes graves problemas encontrados na CLARO, que afetam diariamente mais de 88.000.000 (oitenta e oito milhões) de consumidores e clientes dessa empresa.

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LUTAMOS COLETIVAMENTE PELOS SEUS DIREITOS INDIVIDUAIS!

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